terça-feira, julho 03, 2007

JOSÉ SÁ FERNANDES


Ex-Vereador (sem Pelouro) e Candidato (independente) pelo Bloco de Esquerda (B. E.)

Teve um papel determinante na acção da Câmara cadente, introduzindo uma original e muito eficaz vertente de “fiscalização política” dentro do próprio Executivo.

Muito inteligentemente, explorou as virtualidades do aberrante método português de eleição dos Vereadores – que são integrados nos Executivos camarários da mesmíssima forma que um Deputado é colocado numa Assembleia! – para exercer uma função fiscalizadora, mil vezes mais eficiente do que quer a da Assembleia Municipal, quer a dos próprios órgãos de controle do Estado! Para além dos naturais “efeitos preventivos” que seguramente devem ter sido induzidos pela sua participação nas reuniões do Executivo…

Pode afirmar-se, nestas circunstâncias, que cumpriu brilhante e escrupulosamente todas as suas promessas eleitorais, tendo sido magnificamente fiel aos anseios do seu eleitorado.

Volta a candidatar-se com o mesmo compromisso e, infelizmente, a sua eleição como Vereador continua a antever-se indispensável para “pôr em sentido” os poderosos interesses que não resistem a usar e abusar da corrupção como forma de levar por diante as suas intenções.

Assumindo honestamente não concorrer para Presidente da Câmara, falta-lhe contudo uma visão global sobre o rumo a seguir pela mesma, para além desta sua apreciada devoção ao combate à corrupção. Para além de algumas contradições e insuficiências que são claramente detectáveis em certos aspectos, como no caso da inexplicável obsessão pela manutenção do Aeroporto na Portela, explorando eleitoralmente as abordagens mais populistas deste tema.

Por todas estas razões, deverá justamente conseguir ser re-eleito, mas dificilmente conduzirá a uma subida de votação significativa no Bloco...

Ant.º das Neves Castanho.